segunda-feira, 29 de setembro de 2008

PARA VOTAR DIREITO!

Alguém viu o debate ontem na Record? Se não viu, perdeu um dos momentos políticos mais interessantes que esse país já viu. Era 7 candidatos se degladiando no palco sob supervisão de Celso Freitas. Pouco se viu de verdadeiras propostas, e sim muitas promessas. Acontece que o papo esquentou e muita troca de acusações foi feita entre os distintos políticos. O momento "choque de gerações" foi o embusteiro Maluf e a café-com-leite Soninha. O velho político queria porque queria que Soninha explicasse porque ela saiu do PT e jogava na cara da moça a velha capa da època onde ela dizia que fumava maconha. Maluf, decano de 40 anos de vida política, usou Soninha e outros para desmerecer Marta Suplicy. Ele está claramente contra o PT (e a máxima da noite foi quando disse que Marta construiu os dois únicos túneis do mundo que acabam em semáforos). A megera Marta, ao invés de se portar como favorita nas pesquisas, distribuiu sopapos a torto e a direito e, obviamente, acabou levando vários. O banana Alckmim, que só está dando dor de cabeça ao PSDB, mostrou-se perdido, recuado e aflito para provar que ele É o candidato de Serra. Só que não é. Kassab, o chato, parecia ser mais PSDB que ele. E estava mais tranquilo que os outros, só reforçando sua imagem de low profile. No final quem ganhou foi quem assistiu para ver como cada candidato se porta em momentos de stress profundo. Dos pequenos, vale ressaltar que valente é PSOL até não poder mais, que Ciro é uma anta e que Reichmann tem propostas até que interessantes, como usar (e melhorar) mais o que se tem do que construir coisas novas. Bacana também foram as perguntas das jornalistas da Record. Pegaram pesado, desconcertaram candidatos e mostraram serviço. Quer saber em quem o vecchio consigliere vai votar? Ah não....só conto depois da eleição!

Quanto a vereador, meu consiglio é que você entre no projeto Excelências do Transparência Brasil (clique aqui). Lá, eles mostram TUDO que os políticos brasileiros fazem. No caso dos vereadores atuais, o site mostra sua colocação em ranking de propostas relevantes à cidade, gastos de gabinete, processos rolando, o que deu na mídia sobre o vereador e ainda seus gastos nas últimas campanhas. É de cair o queixo que o melhor vereador do ranking, um cara do PSDB, é um dos que menos gasta e não há nada (até agora) que o desabone. E também que Agnaldo Timóteo está em 9o lugar nesse ranking (ou seja, o cantor TRAZ propostas boas para São Paulo e, aparentemente, entre um escândalo e outro, leva à sério seu trabalho. Entre lá, pesquise e vote direito. E cobre do seu candidato medidas concretas para melhorar o caos nosso de cada dia.

3 comentários:

Anônimo disse...

Boas dicas. Confesso que estou um pouco desligado das eleições, uma porque são figurinhas já conhecidas, e desde o início das campanhas não propuseram nada novo ou que fará alguma diferença, e outra porque tenho aquela sensação de ser, como eleitor, apenas um coadjuvante a ser enganado, pois há muito mais interesses por detrás das eleições por si só. Não é apenas eleições para colocarmos os candidatos menos piores para prefeitos e vereadores, mas parece um jogo de xadrez, ou estratégia, visando cargos a presidente, governador, etc. Nada é o que parece, visando o agora, mas um passo além. É a sensação de que o ladrão está à nossa espreita lá na frente, e nós só olhando pros lados, só segurando mais forte a bolsa...(ok, ok, não fez muito sentido mesmo...)
Mas valeu pelas informações, vou checar.

Marcelo Tadeu disse...

Assisti e nunca me diverti tanto com um debate político... realmente não mostraram propostas, apenas promessas e trocaram muitas ofensas e acusações!!
Quanto ao vereador, meu candidato é novo no pedaço (1ª candidatura) e não está citado... conheço ele há um bom tempo e se eleito, espero que ele aguente o tranco lá dentro e não aceite os acordos que supostamente acontecem... pode fazer propaganda por aqui???...

Danï Vaz disse...

putz... lembro das várias vezes que trabalhamos juntos nas eleições... continua tudo a 'lesma lerda'... afff
Não vi o debate... mas ainda acho que deviam colocar todos os candidatos trancados numa mesma casa durante 1 mês e no mês seguinte iam sendo eliminados no paredão... tipo big brother... aí sim a gente ia ter uma idéia melhor de quem é quem... no final, o candidato que sobrasse já ganhava a eleição... haha... que lixo. :P