segunda-feira, 6 de outubro de 2008

UMA ANÁLISE DA ELEIÇÃO

Acabou a primeira fase de nosso dever cívico com a surpresa de Kassab (em quem votei) superando Marta em votos. Marta, aliás, teve menos votos nesse primeiro turno de 2008 do que no primeiro de 2004, ou seja, aparentemente está desacreditada na capital. As coisas podem mudar, mas será muito difícil para o PT recuperar a prefeitura da maior cidade do país.

A ASCO (Análises Sociais do Consigliere) analisou os dados do TRE e montou um relatório em cima dos números desta eleição:

Para vereador temos algumas coisas interessantes no comportamento do eleitor paulistano. Somente 62% das pessoas que votaram, escolheram um vereador nominalmente, já que 25% votou apenas na legenda, 8% em branco e 5% em nulos. Ou seja, boa parte da população ainda não sabe para que serve um vereador. Se for o seu caso, é o representante do povo que fiscaliza o prefeito e legisla pela cidade. Ou seja, tem uma função primordial no bom funcionamento de São Paulo.

Olhando pelo lado bom tivemos boas supresas como a NÃO eleição de Robson Tuma (chega desta família), Sergio Mallandro, Ademir da Guia (que roubou pacas na outra legislatura), Dra Havanir, Enéas Filho, Oscar Maroni, Dinei, Afanásio, Dr. Farah (o advogado do Ratinho) e Myryam Athie (outra famosa pelos desvios de caixa). O que é lamentável é que Tião Farias, aquele vereador que está em primeiro lugar no site Excelências do projeto Transparência Brasil em projetos relevantes para Sampa NÃO FOI REELEITO.

A Câmara continuárá polarizada entre PSDB (13 vereadores) e PT (11 vereadores). O DEM de Kassab ficam com 7 seguido do PR com 5.

Agora vejamos os eleitos, com base no site Transparência. Para você entender, a coluna projetos mostra sua classificação em propostas relevantes, a coluna processos aponta se houve alguma irregularidade no seu mandato (processos ou notícias na mídia - NÃO SIGNIFICA CONDENAÇÃO) e a coluna gastos se o vereador está acima da média de gastos da Câmara nos quesitos Moradia, Alimentação & Transporte, Consultorias & Divulgação e Diversos.

- tivemos uma renovação de 35% da casa, com 19 novos vereadores;
- dos 36 reeleitos, 27 são gastões em alguma conta específica, o que é um problema. A Câmara já começa com cerca de 50% de gastos exagerados;
- dos 36 reeleitos, 55% teve algum problema com a mídia ou a justiça;
- se pegarmos os 20 melhores vereadores do período 2004-2008, ou seja, aqueles que propuseram mais projetos relevantes para a cidade, vemos que 15 conseguiram ser reeleitos (bom sinal, mas foi sorte, porque não acho que houve essa consciência toda na hora de votar), e ao analisarmos os 10 melhores vemos que 6 estão de volta. O primeiro lugar não, como já foi citado.

Minha recomendação para os próximos 4 anos: SE SEU VEREADOR FOI REELEITO OU ELEITO PELA PRIMEIRA VEZ, ENCHA O SACO DELE. É que vou fazer com Mara Gabrilli. No site Excel~encias você acha o e-mail dele!

3 comentários:

Marcelo Tadeu disse...

Pela pesquisa anterior da ASCO até fiquei empolgado com meu candidato a Prefeitura... mas Alckmim nadou, nadou... e acho que vai morrer sozinho na praia!... adivinha em quem votarei no 2º turno?!?
Quanto aos vereadores fiquei um pouco chateado: meu candidato (Marco Aurélio Cunha) foi eleito e ocupará pela 1ª vez a casa, mas não houve a manutenção da maioria dos "bons" e a renovação esperada não aconteceu!?!?
No futuro cobrarei do meu vereador. Espero que todos façam o mesmo, com o apoio da "Família" e da ASCO!!!

Anônimo disse...

Grande análise!! Com estatísticas e tudo, faltou só um grafiquinho de barras com linhas se entrecruzando-se entre gastos realizados e projetos apresentados... Apesar de parecer sarcástico, tô elogiando mesmo! Todos deveriam ter essa consciência mesmo, né! Como eu: Não votei em quem queria pq esqueci na hora do número dele, e para vereador apertei aleatoriamente as teclas até dar aquele apitinho e a tela FIM. E porque vc não se candidatou, afinal? Com certeza teria pelo menos 2 votos. 2...?

Anônimo disse...

o OVELHA tb não se elegeu. Nem o KID BENGALA.