terça-feira, 7 de outubro de 2008

O MAIS ENGRAÇADO SERIADO QUE JÁ FIZERAM

Em 1980, um trio de comediantes; Jerry Zucker, Jim Abrahams e David Zucker (ZAZ) ; conquistou o mundo com uma comédia revolucionária ao estilo da revista MAD: Apertem os cintos o piloto sumiu. Um dos grandes destaques do filme era um ator, até então sério, apesar de eternamente figurante chamado Leslie Nielsen. O segredo dos diretores/produtores/escritores? Nielsen precisava apenas falar seu texto seriamente e já provocava risos. Dois anos depois os mesmos caras tentaram fazer uma série de TV chamada Police Squad, que infelizmente durou somente 6 episódios, com Nielsen como o tenente Frank Drebin. Como não deu certo, o personagem passou a figurar na bem-sucedida série de cinema Corra que a Polícia Vem Aí. O lance é que o seriado de TV, que consegui recentemente, é anos-luz melhor que o das telonas. Eles zombavam do esquema de séries policiais dos anos 60 e 70. Da abertura amalucada (baseada em M Squad, série com Lee Marvin) aos casos e a finalização, tudo era perfeito e as piadas, as mais inteligentes possíveis.

Veja abaixo a abertura (infelizmente em baixíssima resolução) e note os detalhes como o IN COLOR, o cliché dos tiroteios (envolvendo até Lincoln) , o convidado especial é morto na abertura e não aparece mais (o do sexto foi William "Cap. Kirk" Shatner), o fato do narrador não falar o nome do episódio que aparece na tela. É genial!



O grande lance é que repetiram também o esquema de Apertem os Cintos. Leslie Nielsen e seus parceiros sempre estão sérios, não reagindo às macaquices que aparecem na tela. O surrealismo é tão grande que no primeiro episódio, o personagem se apresenta como "Sargento Frank Drebin, tenente da polícia de Los Angeles" e daqui a pouco já mando um "Olá, sou o Capitão Drebin". Ou seja, você nunca sabe a patente do cara. Ainda nesse absurdo temos tiroteios bizarros (um atirando no outro a 1m de distância), brincadeiras com o blue screen das cenas de interior de automóveis (quando Drebin está no bairro de Little Italy, a cena de fundo é o coliseu....de Roma) e cenários desconcertantes.

Outra maravilhosa sacada da série eram os finais. Sempre, em seriados antigos, os episódios terminavam com alguma piadinha besta, todos rindo e o congelamento da cena para aparecer os letreiros. Veja como isso acontecia em Police Squad:



No Youtube existem episódios inteiros. Se conseguir ver, não se arrependerá!

2 comentários:

Marcelo Tadeu disse...

Sem tirar os méritos do trio Zucker/Abrahams/Zucker, esse cara, Leslie Nielsen, é muito bom! Já assisti "Apertem os Cintos" e "Corra 1, 2 1/2 e 33 1/3" pelo menos umas cinco vezes cada... fora as participações dele em filmes não tão bons (achei ruins, mas assiti por saber dele no elenco) como "Todo Mundo em Pânico" e "Superhero".
Não sabia da série de TV. Valeu pela dica do Youtube... já tenho o que fazer nas noites de insônia!!

Anônimo disse...

Cara, sensacional! Por que será que o seriado foi cancelado? Uma pena, não se vê mais seriados assim hoje em dia...