Para quem gosta de quadrinhos, Winsor McCay é um mestre. Para aqueles que curtem animação, ele é o maior pioneiro. Para os, como eu, que adoram os dois, McCay é um deus! Ele começou a desenhar por volta de 1903, criando cartuns para o Cincinatti Enquirer. A partir de 1904 (até 1916), passou a desenhar o mundo dos sonhos com duas obras geniais: Little Nemo in Slumberland e Dreams of a Rarebit Fiend (que a tradução literal seria Sonhos de um fanático por biscoitos com queijo). Enquanto o primeiro focava as aventuras pueris de um garoto (Nemo) no reino encantado do sonho, sempre terminando com o menino caindo da cama, o segundo, mais voltado ao público adulto, mostrava pesadelos de pessoas que comeram demais antes de dormir. Nemo é poesia. Rarebit é sarcasmo e crítica!
Em 1911, passou a fazer desenhos animados, o primeiro artista americano a mergulhar nessa nova arte. Gertie, O Dinossauro virou referência no gênero pois se tratava de um animal com sentimentos. Reagia, chorava, ria e influenciou (e muito) o trabalho de um carinha que até tinha um certo talento: Walt Disney! E inúmeras gerações depois como John Lasseter da Pixar e Nick Park de Wallace & Gromit. Além disso, McCay também foi um precussor de certas linguagens que depois viraram rotina, como fazer seus desenhos animados mostrando sua p´ropria mão desenhando e os personagens ganharem vida e até mesmo mesclar imagens reais com animadas (ele andou no dorso de Gertie em uma das animações).
McCay morreu em 1934 aos 67 anos de idade.
Curta agora Little Nemo (detalhe, note o "trabalho de câmera" na aproximação do elefante), um dos Dreams of a Rarebit fiend (o meu preferido com um cara sonhando com o próprio enterro. Veja a capacidade criativa do desenhista ao mostrar TUDO do ângulo do defunto - e as pessoas metendo a boca no falecido), uma brincadeira com a estrutura dos quadrinhos (que ele fazia à exaustão) e um pedacinho de Gertie.
Em 1911, passou a fazer desenhos animados, o primeiro artista americano a mergulhar nessa nova arte. Gertie, O Dinossauro virou referência no gênero pois se tratava de um animal com sentimentos. Reagia, chorava, ria e influenciou (e muito) o trabalho de um carinha que até tinha um certo talento: Walt Disney! E inúmeras gerações depois como John Lasseter da Pixar e Nick Park de Wallace & Gromit. Além disso, McCay também foi um precussor de certas linguagens que depois viraram rotina, como fazer seus desenhos animados mostrando sua p´ropria mão desenhando e os personagens ganharem vida e até mesmo mesclar imagens reais com animadas (ele andou no dorso de Gertie em uma das animações).
McCay morreu em 1934 aos 67 anos de idade.
Curta agora Little Nemo (detalhe, note o "trabalho de câmera" na aproximação do elefante), um dos Dreams of a Rarebit fiend (o meu preferido com um cara sonhando com o próprio enterro. Veja a capacidade criativa do desenhista ao mostrar TUDO do ângulo do defunto - e as pessoas metendo a boca no falecido), uma brincadeira com a estrutura dos quadrinhos (que ele fazia à exaustão) e um pedacinho de Gertie.
2 comentários:
Esse cara eu não conhecia e, realmente, uma criatividade incrível para a época!!!
Não conhecia tb... deve ter sido um precursor e revolucionário para a época. Os traços são muito bons mesmo, a movimentação como câmera vejo até hoje em vários quadrinhos, assim como a visão em 1ª pessoa. Muito boa a informação. Consiglieri é cultura!!
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