domingo, 13 de julho de 2008

WALL•E

Dizer que Walt Disney revolucionou nossa maneira de ver desenhos animados é chover no molhado. Dizer que Hanna e Barbera (que quando crianças pensávamos ser uma só pessoa) popularizou o meio na TV também é ser óbvio. Agora é hora de colocar que a Pixar levou a linguagem para um passo além e nenhum outro estúdio (sorry Dreamworks) está aos seus pés!

WALL•E é o desenho animado que Chaplin faria hoje. Não sei se algum crítico disse escreveu isso, porque não li as críticas, mas muitos elementos do universo de sir Charles estão lá. O fato do filme ser praticamente sem diálogos, as gags visuais, o humor e principalmente a inabalável confiança no ser humano, não importa o quanto ele possa ser destrutivo fazem desta animação uma das melhores que eu já vi. Alguns podem rotular o filme como um libelo ecológico, outros como uma crítica à impessoalidade das relações online, mas para mim, a poesia de WALL•E está na valorização de um toque de mãos. Dos robôs aos humanos obesos, tocar é descobrir um novo mundo.

Tecnicamente, cenários, personagens e iluminação são perfeitos. O uso de músicas retrô mostra ser um recurso fantástico (a cena com La Vie en Rose é a grande prova disso) e a idéia de chamar Ben Burrt, o homem por trás dos barulhos de Star Wars, para sonorizar o filme é digna de um Oscar.

Há inúmeras referências a 2001, Uma Odisséia no Espaço; Blade Runner (os outdoors) e até Apertem os Cintos (o co-piloto chama-se Otto). Mas isso é para nerds como eu!

Assista o desenho até o fim dos créditos! Não, não há uma cena adicional ou algo assim (apenas o logo da BL (Buy n Large) lá no finalzinho). Preste atenção porém nos desenhos da recolonização da Terra, com estilos que vão do Paleolítico aos joguinhos dos anos 80, passando pelos afrescos romanos, renascença, impressionismo e muito mais, ao som de Peter Gabriel (ótima escolha para um tema de encerramento).

Definitivamente, WALL•E entrou para os meus Top Ten!

3 comentários:

lou disse...

Para o meu tb! AMEI!!!

Anônimo disse...

Grande filme!!
Porém, meus filhos e amigos odiaram!?!... a criançada ficou perdida!

Anônimo disse...

Antes eu não estava animado para assistir, pois os comentários que
havia lido não relatavam nada tão completo e interessante, o que me fez desistir (provavelmente o colunista não gostou e passa isso ao público).
Assistirei e comentarei depois.