quinta-feira, 27 de novembro de 2008

5 SENSACIONAIS CLIPES TOSCOS

Todo mundo fala em geração MTV, mas a emissora alterou completamente a maneira da música ser vendida. Ela não inventou o video-clipe, mas o transformou numa obrigação a qualquer músico. Antes da MTV aqui no Brasil, nós tínhamos o SOM POP na Cultura, apresentado pelo inexpressivo e totalmente adequado Paulinho Heavy, lembra disso? O barato era que eles mostravam clipes de Led Zepellin, Iron Maiden, Queen, Pink Floyd e outros grandes nomes do verdadeiro rock. O lance porém, é que eles não tinham um vasto acervo e dá-lhe Saxon toda semana! Eu e meu irmão não perdíamos um programa e até pouco tempo ele ainda tinha uma fita de vídeo com o que gravava no programa. Toda essa introdução é para mostrar alguns clipes que garimpei no Youtube, tentando relembrar esse trecho de história dos sábados do passado. Se hoje esses clipes podem parecer toscos, na época eram sensacionais. E se me permitem, ainda acho que são!

Can You Feel It com Jackson Five
Esse aqui era uma mistura do filme Xanadu com propaganda do cursinho Etapa, bem na tentativa de ser psicodélico e já mostrando Michael como salvador da humanidade:



You Might Think com The Cars
Muito antes do Dire Straits usar a computação gráfica em Money for Nothing, o The Cars já nos brindava com esses super-efeitos especiais num clipe totalmente surreal. A modelo do clipe é Paulina Porizkova, que acabou se casando com Rick Ocasek, vocalista da banda. Lucky bastard.



Just a Gigolo com David Lee Roth
A música originalmente é de Louis Prima, mas Roth fez uma versão que agradou a todo mundo logo depois de deixar o Van Halen. A tiração de sarro dos cantores é soberba com sósias perfeitos de Michael Jackson, Boy George, Willie Nelson, Billy Idol e Cindy Lauper. A gente só não entende porque o Davie Boy faz tanta questão de juntar tantas mulheres deslumbrantes se ele não gosta muito da fruta.



Sledgehammer com Peter Gabriel
Gabriel não gostava dos clipes e só topava fazer um se pudesse aliar a outra arte experimental e no caso, animação quadro-a-quadro. O resultado é uma festa para os olhos. By the way, se você nunca prestou atenção na letra, faça agora. São só metáforas para sexo!



Take on Me com A-HA
Ok, o conjunto e a música são de doer, mais anos 80 impossível, mas os efeitos do clipe são de vanguarda até para os padrões de hoje. E ainda tinha a atriz Ellen Barkin na história!



Menção Honrosa: I Want to Break Free com Queen
Este é um dos vídeos mais ridículos, patéticos e com cara de Freddie Mercury que já foi produzido. O grupo vestido de mulher é ótimo (especialmente o Roger Taylor), mas a parte do Pan ou seja lá que figura mitológica ele quis fazer, rolando sobre as mulheres é de um mal gosto cavalar! Mais gay impossível! Só que o Freddie faz falta hoje em dia!

5 comentários:

Marcelo Tadeu disse...

Claro que lembro so SOM POP!!!
Dos 5 clássicos citados acho todos sensacionais, mas "Can You Feel It" deveria ser "oconcour"... quando muleke lembro de delirar com a música... com o vídeo então!!
...E do FM TV: lembra dos apresentadores?... Patricia Pillar, João Kleber e Emílio Surita!!!

Danï Vaz disse...

Que nostálgico!!!
Lembro bem de todos esses vídeos... todos toscos clássicos hoje em dia! Take on me, na minha opinião, é mesmo o hino da balada 80's!
Quanto aos programas...
Lembro daquele com um cara muy chato... tio Sam (acho q era isso, pobre homem), que hablava portunhol e era uma tortura escutar o cara entre um vídeo e outro...
E lembro de um outro, com o Tadeu Jungle...
Será que alguém aqui vai lembrar...
Outros tempos...
A MTV tbm já teve sua fase brilhante, mas se vc ligar agora provavelmente não estará passando um vídeo de música... e se estiver, cuidado... pode ser até da eguinha pocotó! Tá meio lixo.
:@

Enfim... agora é "tudo junto e misturado"... lema dos novos tempos!

Anônimo disse...

Huummm... não, não lembro nada disso não... Não é do meu tempo... não sou tão velho, hahaha!! Meu, fora de série! Acho todas as músicas legais, e fazer esses clipes como esses efeitos, na época, era um digno de entrar pra história, como realmente o foi. Quem não viveu aquela época perdeu e muito!! (e outros acontecimentos tb, tipo: aparecimento do computador, pc-xt, tk-80 que gravava os joguinhos em fitas K7 - lembra? Só quem viveu esse momentos sabe dar o devido valor a isso...)

Anônimo disse...

Caraca!!
Depois de duas semanas de estudo, agora que entendi o HIGGBT!?!
Mas o porque é mistério... digitou no escuro ou é uma identidade secreta?

Anônimo disse...

Eu queria ter um irmao assim... se bem que se vc escreveu q teu irmao tb assistia ao programa com vc,entao teu irmao deve ser mais legal do que vc... Bjs Mauro :)