segunda-feira, 10 de novembro de 2008

EU VI HIGH SCHOOL MUSICAL 3 - AS IMPRESSÕES DE UM PAI


Primeira regra de comentários deste post: só tira sarro quem NÃO tiver uma filha. Porque se tiver, acredite-me, você VAI assistir algo do gênero um dia. Minha filha de 11 anos queria porque queria ver o filme e eu, pai zeloso e participativo, levei-a ao cinema na sexta passada. Obviamente o filme carece de qualidades interpretativas e de direção, as músicas são ruins e o enredo nulo. Também é óbvio que você, como adulto, fica imaginando mais coisas que o filme mostra versus o que a criança quer e prefere entender, como por exemplo tem um personagem que é visivelmente gay, mas não é e nunca vai ser, capicci? Só que o filme é inocente, alto-astral, com personagens que só mostram um lado ético. E isso é bom para a meninada tão acostumada com os anti-heróis que citei num post anterior. A turma do HSM, como o nome diz, está no colegial (no caso deste, 30. colegial) mas não tem malícia, não pensam em sexo, não torturam psicologicamente os mais fraco e são extremamente bem-sucedidos no que fazem e no que diz respeito a seu futuro (uma entra em Stanford, outra na UCLA, outro na Julliard e assim por diante....só faculdades de primeira linha). O filme todo tem apenas UM beijo. Inocente. E amplamente esperado pela meninada, que grita histericamente na cena. O ambiente de sensualidade é disfarçado, mas obviamente o galãzinho, Zac Ephron, aparece sem camisa e a meninada mais uma vez berra desesperadamente. As mocinhas são bonitinhas (sim, bonitinhas, nenhuma é linda de morrer) e virginais. Mesmo que a estrela do seriado, Vanessa Hudgens, teve fotos indiscretas publicadas na internet (com nu e tudo mais e isso NÃO abalou sua credibilidade), ela passa a idéia de ser bobinha e infantil. E aí o público-alvo, pré-adolescentes, é atingido em cheio e fica feliz. No geral, fico satisfeito de existir algo assim para a molecada. É uma contra-reação ao sexo fácil, à erotização da infância e também à destruição de certos ícones de infância como Shrek fez, por exemplo (não desmerecendo esse genial desenho animado). E tudo isso explica porque foram 3 semanas de liderança nas bilheterias brazucas. Se é uma tortura assistir o filme? Não, se você encarar que está passando uma mensagem positiva a seus filhos.

PS: seus pais tiverem que aguentar filmes dos Trapalhões, não é? Seus avós aguentaram Anete Funichello e aqueles filmes de praia. Por que você não suportaria algo como HSM?

6 comentários:

lou disse...

Eu não tenho filho, posso tirar sarro! Essa brincadeirinha da Dona disney já me rendeu dor de cabeça... fui ao cinema no dia em que esse filme estreou, estava imersa num mar de crianças loucas, berrando, chorando pq não haviam mais ingressos! Foram horas muito difíceis... =op beijão

Marcelo Tadeu disse...

Não tenho filhas e quando vi o título pensei "é hoje!!!"... mas ao ler o post fiquei maus!
Você consegui inverter tudo!?!
Agora estou com pena dos pais que tem filhas e, depois do PS, até com a consciência pesada...

Anônimo disse...

A Bruna tem só 5 anos, e ainda bem, caga pra HSM. Mas tive que ver Bee Movie 6 vezes. SEIS. no CINEMA. e... DUBLADO!!!!

Danï Vaz disse...

Apoiado! Pai dedicado! Muito bem!
Assiste e ainda faz crítica positiva no blog! :)
:*

Anônimo disse...

Parabéns mesmo pela dedicação. Felizmente minha filhote ainda tem 3 anos, se bem que tá cantando tudo que aparece na tv. Acho que ela até ia gostar do HSM, mas obviamente não ia entender nada. O mais surpreendente mesmo é esse viés sem violência, sem insinuações sexuais ou explícitas, com mensagens politicamente corretas, ausência de crueldade com pessoas estereotipadas mais fracas. Surpreendeu-me de fato, e espero que seja o início de uma fase mais tranquila e positiva de filmes infanto-juvenis. Acho que cenas de brutalidade, violência, tiros, sexo e safados que se dão bem já deu o que tinha que dar, né? Até gosto de filmes de aventura e ação, mas achava que nos últimos anos tava demais. Tomara que agora possam moderar um pouco a dose.
E que bom que o Consiglieri tb comentou positivamente o HSM nesse sentido.
Belo logo novamente. Lembra Apocalipse Now...

Lou disse...

Conto nada, nem sob tortura!!! Hahahahaha
Psiu, tenho convite pra vc... terça que vem quero ir num show de stad up, consigo vips pra gente! Chama a namorada e vamos?!?!? Te ligo a noite pra confirmar... beijos