segunda-feira, 25 de agosto de 2008

FOTOMOSAICO


Fotomosaico é uma arte desenvolvida a partir de 1993 e patenteada por Robert Silvers em 1995 (encomendei uma Lara Croft feita por telas de jogos a ele, quando trabalhava na hoje extinta revista AÇÃO GAMES), onde uma imagem é dividida em pequenos retângulos ou quadrados, onde cada um contém outra foto/imagem de cor similar à foto original. Reduzida, cada pequena fotinha vai formar um pixel da imagem grande e o efeito é esse que você vê acima. Anteriormente feita à mão (até Dave McKean, desenhista das capas de Sandman produziu uma na munheca), hoje é facilmente feita através de alguns programas de computador.

Eu sou fascinado por essa arte e trabalho em casa, como hobby com o MOSAIC CREATOR, que é de fácil uso. Esta imagem da Marilyn acima foi feita por mim neste programa. Usei o famoso pôster da Playboy como base e 1.358 imagens diferentes da artista para compor o mosaico (consegui baixar um arquivo com essas preciosidades pela net). Se você clicar na foto poderá ver ampliada, mas infelizmente tive que postar em JPEG, o que perde bastante em qualidade. A original está em BMP com 300 dpi de resolução e possui 16,5 Mb.

O maior fotomosaico do mundo foi feito com 95.000 imagens de crianças sorrindo, formando outro rosto de criança e possui 40,6 metros de comprimento por 14 metros de largura. Entrou no Guiness. Veja aqui.

Se quiser brincar de montar mosaicos também, baixe o demo do programa aqui.

3 comentários:

Marcelo Tadeu disse...

Caraca: muito legal!!!... só acho que não tenho paciência para fazer isso.

Anônimo disse...

Idem...não tenho paciência p/ isso...é trabalho p/ chinês... Mas é muito interessante, apesar de já ouvir falar da técnica, agora fiquei curioso. Vou tentar fazer alguma coisa assim com a foto do... Mao Tsé Tung (caraca, isso é que é desincentivo!). Valeu pela dica.
Johnny

Lou disse...

Ficou lindo, mas que paciência hein, Pucci!!!

Saudades demais! Desculpa o sumiço, o trabalho está me sufocando... beijão