domingo, 17 de agosto de 2008

INFELIZMENTE

Infelizmente virou a expressão da vez. Cada vez que um dos atletas brasileiros dança na competição vem o infelizmente. Infelizmente cometemos errinhos que não deveríamos. Infelizmente agora não foi minha vez. Infelizmente choveu. Infelizmente o Brasil só é bom em provas coletivas. Infelizmente, Infelizmente, Infelizmente. Só que acompanhando as provas podemos notar que falta ao brasileiro preparo emocional para trazer uma medalha. O atleta brasilerio comemora bronze. Você não vê atletas americanos, russos e chineses fazer o mesmo. Aliás, você tem a nítida impressão que o estrangeiro não quer NEM a prata! Brasileiro chora de emoção, de felicidade, quando chega em 8o. lugar. Atleta brasileiro não entra na prova como campeão. Entra ACHANDO que será campeão e existe uma diferença brutal entre as duas filosofias. César Cielo, bronze e ouro na natação, foi duramente criticado porque o consideravam arrogante. Ele bochecha a água da piscina, esmurra a água e tudo mais. Só que pensa como campeão. Assim como Phelps, Cielo anotou em um papel o tempo que queria fazer. E correu atrás, sacrificou sua vida pessoal, dedicou-se ao esporte e venceu! Você não viu Cielo em propagandas de banco ou anúncios ufanistas! E não existe, até agora, brasileiro mais merecedor de medalhas que esse cara.
Não perdôo Hypólito, Diane ou Jade. Vocês não tem postura de vencedor. Os erros que estes atletas mostraram dentro do tatame foi vergonhoso. Não chorem, porém. INFELIZMENTE vocês representam o que é o Brasil!

2 comentários:

Anônimo disse...

Hum, post iracundo, heim! Essa discussão é muito polêmica, tb acho que o Brasil não tem estrutura e apoio p/ o esporte a não ser futebol (masculino), e tb acho que os ginastas ou esportistas brasileiros não têm estrutura emocional pra hora do vamos ver pra valer. Mas acho que podemos criticar o Brasil (seus governantes, esclareça-se) pela falta de estrutura p/ seus atletas, que têm que se virar com o que têm, muitas vezes pagando dos próprios bolsos. Eles deviam ter mais apoio, mas tal apoio acaba parando nos bolsos dos políticos, cartolas, administradores, etc. Admiro que vários atletas, mesmo os bronzes, e mesmo os que chegam em 8ºlugar, possam chegar onde chegaram, com a parca/porca estrutura que têm. Se a gente pensar em quantas nações desenvolvidas, com melhor estrutura/apoio e nível economico-social com qualidade de vida, foram sobrepujadas nesses torneios, não acho, então, pouca coisa. O problema é a expectativa que temos/tínhamos para com esses atletas, como que construindo um belíssimo castelo... de areia. Creio que fizeram o que puderam, com o que tinham. Vamos criticar e cobrar? Sim, mas primeiro aos organizadores e governantes brasileiros, para que dêem devida importância e apoio a eles. Estou completamente errado??
Johnny

Marcelo Tadeu disse...

Estou de acordo total com Johnny.
A cobrança deve ser feita também ao futebol masculino. Esse esporte único em investimentos no Brasil e "que faz a felicidade do povo, além de esconder muito de nossos problemas", tinha a obrigação de trazer medalha de ouro há pelo menos 5 Olimpíadas... mas nunca trouxe.