segunda-feira, 18 de agosto de 2008

RESPOSTA AO JOHNNY E AO TADEU

Disse Johnny Lo: "Essa discussão é muito polêmica, tb acho que o Brasil não tem estrutura e apoio p/ o esporte a não ser futebol (masculino), e tb acho que os ginastas ou esportistas brasileiros não têm estrutura emocional pra hora do vamos ver pra valer. Mas acho que podemos criticar o Brasil (seus governantes, esclareça-se) pela falta de estrutura p/ seus atletas, que têm que se virar com o que têm, muitas vezes pagando dos próprios bolsos. Eles deviam ter mais apoio, mas tal apoio acaba parando nos bolsos dos políticos, cartolas, administradores, etc.Admiro que vários atletas, mesmo os bronzes, e mesmo os que chegam em 8ºlugar, possam chegar onde chegaram, com a parca/porca estrutura que têm"

Disse Tadeu: A cobrança deve ser feita também ao futebol masculino. Esse esporte único em investimentos no Brasil e "que faz a felicidade do povo, além de esconder muito de nossos problemas", tinha a obrigação de trazer medalha de ouro há pelo menos 5 Olimpíadas... mas nunca trouxe.

Esqueci que isso virou também uma das grandes desculpas nacionais. A falta de dinheiro e estrutura. Ok, que estrutura política, organizacional e olímpica tem a Etiópia, a Mongólia, o Cazaquistão, o Zimbábue, o Azerbaijão e a Jamaica? Porque estes países estão na frente do Brasil em medalhas de ouro. E quantos atletas do Azerbaijão você vê em propagandas da Nike? Quantos grandes bancos jamaicanos enfiam dinheiro nos seus atletas? Quantas bandeiras de cartão de crédito do Cazaquistão pagam direito de imagem aos seus "heróis"?

Em tempo: Fabiana Murer, uma das favoritas em salto com vara (brasileira), perdeu o pódio porque sua vara sumiu. Ela tinha 9 varas disponíveis para o salto mas justamente AQUELA, a décima, desapareceu.Ela culpa a organização do evento de sabotá-la emocionalmente. Infelizmente! E esta moça tem apoio, grana e técnico de primeira qualidade (não treina no Brasil e sim com o técnico da maior do mundo).

Desculpem, velhos amigos, mas volto à minha teoria: falta mesmo é vergonha na cara!

5 comentários:

Anônimo disse...

Caramba, um tópico com meu nome assim exposto p/ o mundo inteiro ver? Q honra, hahaha!! Ok, Paz! Tudo bem, é uma opinião sua, não quis desrespeitá-la. Mas continuo com a minha. Desculpe-me, Cláudio Pucci, velho amigo e camarada, mas sua afirmação é um pouco simplista. Como diria um sábio filósofo chinês...Há muito mais coisas entre o céu e a terra do que nossa vã filosofia...(sim, eu sei que não foi um sábio filósofo chinês...). Tb não sou o dono da verdade, mas tal discussão é muito mais profunda. Não estou dirimindo a culpa dos atletas, mas eles já receberam sua parte da culpa, com as atuações que não satisfizeram a todos, e afinal eles são apenas parte do todo, e não o todo.
Abçs! Johnny (Vamos fazer uma competição de quem toma mais pepsi no Juarez? Quem vencer fica com a razão)

Anônimo disse...

Ah, e qto à estrutura e apoio, EU acho que faz diferença, sim. A existência delas diminui as diferenças e as distâncias. Penso isso tb em relação à educação, saúde, profissão. P.ex.: estudantes com mais estrutura e apoio têm mais chances a terem acesso a melhores escolas e faculdades. Sempre haverá aqueles que despontarão mesmo tendo feito escola pública, mas não é regra geral. Pq o Brasil foi um fracasso nas Olimpíadas? Por culpa exclusiva da falta de empenho dos atletas? Pode até que ser que tenha uma parcela disso no âmbito geral, mas se tivessem o, agora chavão, apoio e estrutura necessários, poderiam ter ido mais longe. Pq Etiópia, Mongólia, etc figuram à frente do Brasil? Será que não foi esforço singular e isolado? E se tivessem estrutura, então? Há relação entre fazer propaganda de bancos e obrigatoriedade de vencer? Será que eles não sabem que estão numa Olimpíada que acontece apenas de 4 em 4 anos, e têm que dar o máximo nessas competições? Então eles não deram o máximo?....Complicado...
Johnny

Marcelo Tadeu disse...

Isso dá muito pano pra manga...
A diferença com outros países (inclusive Etiópia, a Mongólia, o Cazaquistão, o Zimbábue, o Azerbaijão e a Jamaica) não é metodológica, hoje em dia a infra-estrutura não falta para os brasileiros. A diferença é em cultura esportiva, onde a nossa é muito pobre, e na filosofia que determina como o atleta vai encarar o treinamento e psicologicamente, a competição... aí é que falta instrução, ensinamentos de manhas e, principalmente, incentivo financeiro (que por incrível que pareça, todos aqueles outros países e o nosso futebol masculino tem)...
Para se ter uma idéia, um atleta "olímpico" brasileiro ganha R$ 2.500,00/mês (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Lei/L10.891.htm), enquanto um jogador do time de futebol masculino ganhará R$ 180.000,00 pelo período da olimpiada de Pequim... isso não incomoda!?!?... imagina agora um atleta olímpico com problemas financeiros na família!!... Haja concentração e sangue frio para conseguir se dar bem com tamanha pressão!!!

Claudio R S Pucci disse...

o lance dos cartões e bancos é que muitos brasileiros, sim, ganharam muito dinheiro e estrutura para competir. Tudo menos estrutura emocional!

Anônimo disse...

Cara, me lembro que na minha época de vestibulando, tive um ano pra me preparar, fora os outros 2 anteriores, nos quais já sofria uma pressãozinha (lembra da piada: mate um japonês e garanta sua vaga no vestibular)e mesmo assim nas provas dava um nervoso e às vezes um branco...imagine competir então com os melhores do mundo...pensar que ali estão os melhores... do mundo...Acho que vale não só pros brazucas mas tb pros outros competidores. Acho que ninguém tá lá pra brincar ou perder tempo, e creio que eles mesmos sabiam que se eles fossem maus na fita (mal desempenho), eles mesmos iriam sofrer depois com perdas de patrocínios e publicidade. Qto à publicidade, não acho nada ruim, acho até bom demais, devem mesmo aproveitar as oportunidades que aparecem pra faturar uma graninha, ou vcs pensam que eles ganham fortunas e têm vida fácil e mansa? O Consiglieri aceitaria ter banners de propaganda pagas? Ou patrocínio? Talvez não, mas se aceitasse, certamente haveria uma responsabilidade maior com o que se escrevesse. De forma geral, digo. Não estou dizendo que O Consiglieri escreve irresponsavelmente, estou dando um exemploooooo!! Calma, tira essa mão do bolso interno do terno...devagar...
Johnny