quarta-feira, 21 de outubro de 2009

APRENDA COM O DON VITO

O Poderoso Chefão é o meu filme favorito. É incrível! Você assiste e acredita que eles são uma família de verdade. Você torce para o bandido. E mais, o mundo todo está errado. Só a família Corleone é a fiel detentora de valores.

Muita dessa veracidade se dá ao fato de Marlon Brando ser um adepto fanático do Método do Actor´s Studio, então ele ordenava que todos os atores e técnicos se tratassem na hierarquia da Máfia. Além disso, é óbvio que Mario Puzo teve ajuda interna da Cosa Nostra e, reza a lenda, algumas pessoas da máfia trabalham no filme.

Banhos de sangue à parte (você sabia que todos os flmes começam com festa e terminam em massacres?), você pode aprender muito com a filosofia do filme. E há algum tempo, a revista Playboy publicou os 10 mandamentos do Chefão, que são facilmente aplicáveis na sua vida.

Tanto que quando fiz um trabalho voluntário esse ano no Jardim São Luis, periferia de São Paulo, uma menina de 13 anos não só entendeu tudo, como pediu uma cópia do artigo para nunca mais esquecer dessas lições.

Se ela conseguiiu, você também pode. Confira:

OS 10 MANDAMENTOS DE O PODEROSO CHEFÃO
Conheça o decálogo de Dom Corleone e nunca mais seja passado pra trás.

1- FAÇA OFERTAS IRRECUSÁVEIS
Seja empunhando uma arma ou colocando a cabeça ou colocando a cabeça de um puro-sangue na cama do seu dono, as ofertas de Vito Coreleone são assim. A lição: mostre o que a pessoa tem a perder caso não aceite a sua proposta.

2- GANHE RESPEITO
Quando lhe oferecem dinheiro em vez de favores, Vito sussurra: "O que eu te fiz pra merecer tanto desrespeito?" A fórmula é simples: diga que os inimigos de seus amigos são seus inimigos e mostre que pode bancar essa afirmação.

3- NUNCA DEIXE SABER O QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO
A afirmativa é de Michael Corleone, em O Poderoso Chefão III, mas uma conduta de vida para Don Vito, um homem de poucas e valiosas palavras.

4- SUTILEZA É TUDO
Mensagens sicilianas são um tanto obscuras, mas se fazem entender. Por exemplo, o que significa receber peixes embrulhados em um jornal? Que alguém está "dormindo com os peixes", isto é, foi morto e teve o corpo jogado no mar.

5- TENHA UM CONSIGLIERE
Grandes líderes têm conselheiros de confiança. Vito Coreleone tem Tom Hagen. Mas não procure o seu ni jornal.

6- FAVORES NÃO TÊM PREÇO
Vito Corleone costuma afirmar que "nunca se esquece de um favor". E quando é ele quem faz a "boa-ação", explica que um dia pedirá algo em troca. Mas ele nunca pede um segundo favor se o primeiro for recusado. Capisce?

7- SEPARE OS NEGÓCIOS DA VIDA PESSOAL
Seja quando Don Vito é baleado, seja quando Michael assassina o policial corrupto, fica claro que tudo não passa de negócios.

8- NUNCA VÁ CONTRA A FAMÍLIA
Essa é a lição de Michael para Fredo quando este defende Moe Greene, dono do cassino. Isso vale para sua carreira: sempre defenda os interesses de quem te abriga.

9- MANTENHA SEUS AMIGOS PERTO E SEUS INIMIGOS AINDA MAIS PERTO
Michael faz isso com o cunhado Carlo, que traiu o seu irmão Sony e com Hyman Roth, que baleou a sua casa. Trate-os bem, ganha sua confiança, depois os elimina.

10- SEMPRE HÁ ALGUÉM DE OLHO EM SEU LUGAR
O jovem Vito mata o Chefão Fanucci por discordar de seus métodos e ganha a simpatia dos comerciantes do bairro. Se não quiser que tomem o seu lugar, mereça o respeito de seus governados.

3 comentários:

keks disse...

vou ter de te corrigir nessa, meu caro padrinho, na cena em que santino explode (nossa, que raro) com solozzo, o don o chama de canto e fala "qual o seu problema? nunca diga a ninguém de fora da família o que você está pensando!"

beijo,
sua afilhada,
Érica

(doente pelo chefão e nerd por culpa sua ahahahahahah)

keks disse...

aliás, desculpe-me pelo ANALFABETISMO FUNCIONAL, não vi que os 10 mandamentos eram da playboy, não seus.

;)

maxwellsiqueira disse...

Olha sou muito fã da trilogia, fiz esse video se você quiser ver
ta aqui o link

http://www.youtube.com/watch?v=BhAXPv0_xxw&feature=player_embedded